Embalagens especiais chamam a atenção para os produtos.
No caso das datas comemorativas, elas se tornam um grande atrativo para impulsionar as vendas.
Afinal, o consumidor prima sempre por garantir uma embalagem bonita e sofisticada no momento de presentear alguém.
No artigo de hoje falaremos da importância das embalagens especiais, principalmente em datas comemorativas, onde o incentivo às compras é maior.
Desejamos a você uma excelente leitura!
A importância das embalagens especiais em datas comemorativas
O planejamento de vendas para todo estabelecimento deve ser incluso as datas comemorativas.
Esses períodos são de suma importância para o planejamento estratégico, especialmente por serem ótimas oportunidades para gerar vendas.
Para chamar a atenção do consumidor para essas datas, é preciso que o estabelecimento se comunique com o cliente, entrando no “clima” da comemoração.
Logo, esse período demanda ações planejadas como decoração temática da loja, promoções, conteúdo específico para redes sociais e site e também as embalagens especiais.
Quando a loja oferece esse tipo de embalagem ao cliente, ela consegue algumas vantagens como:
- Diferenciação dos concorrentes.
- Melhor experiência do cliente.
- Compartilhamento e fortalecimento da marca.
As embalagens especiais são como um “mimo” para o cliente, que sempre se lembrará da marca no momento de presentear alguém.
Isso agrega valor ao produto e realiza um marketing indireto, onde outras pessoas podem ser incentivadas a comprar os produtos da marca.
Com o Instagram, onde as pessoas costumam postar presentes recebidos ou que vão ser entregue a alguém, manter uma embalagem especial para o produto em datas comemorativas, desperta desejo de compra, que é o marketing sensorial através da visibilidade.
Como planejar o uso das embalagens especiais em datas comemorativas?
Como mencionamos acima, as datas comemorativas merecem uma atenção especial, por isso devem estar previstas no planejamento estratégico da empresa.
No caso das embalagens comemorativas, o planejamento é fundamental para calcular a quantidade necessária, o design que será aplicado e também a aquisição com bons fornecedores e preço.
Para realizar o planejamento das embalagens dentro do planejamento de datas comemorativas, é interessante mapear os itens a seguir:
- Identificação das datas comemorativas importantes para o negócio.
- Definição do melhor tipo de embalagem para a data.
- Cálculo da quantidade necessária de embalagens especiais.
- Cotações e orçamentos com empresas confiáveis.
- Organização e armazenamento seguro das embalagens, bem como definição das datas de recebimento.
- Criação de campanhas para impulsionar as vendas durante os períodos comemorativos, focando na utilização de todas as embalagens especiais adquiridas.
Dicas de datas comemorativas que podem ser aproveitas para o uso de embalagens especiais
Algumas datas comemorativas podem ser exclusivas para algum segmento, como, por exemplo, Dia do Médico, ou Dia do Professor.
No entanto, existem datas comuns para todos os segmentos que podem ser aproveitadas. Aqui vão algumas dicas:
- Janeiro: Ano Novo, Dia da Saudade (30).
- Fevereiro: Carnaval.
- Março: Dia das Mulheres (8), Dia do Consumidor (15).
- Abril: Páscoa, Dia do Frete Grátis.
- Maio: Dia do Trabalho (1), Dia das Mães (2º domingo), Dia do Orgulho Nerd (25).
- Junho: Dia dos Namorados (12) e Festa Junina.
- Julho: Dia do Rock/Sertanejo (13), Dia do amigo (20).
- Agosto: Dia dos Pais (2º domingo).
- Setembro: Dia do Cliente (15).
- Outubro: Dia dos Animais (4), Dia das Crianças (12), Halloween (31).
- Novembro: Dia dos Solteiros (11), Black Friday e Cyber Monday.
- Dezembro: Natal (25).
Períodos temáticos como campanhas exclusivas, Copa do Mundo e Olimpíadas também podem ser aproveitadas para garantir embalagens especiais e inovadoras.
Quais as principais vantagens das embalagens especiais em datas comemorativas?
Além de se diferenciar da concorrência, compartilhar a marca e promover uma experiência de compra favorável para o cliente, utilizar embalagens especiais em datas comemorativas apresenta outras vantagens, como veremos a seguir.
Aumento das vendas
As embalagens especiais, principalmente quando relacionadas a datas comemorativas, contribuem para o aumento das vendas.
Isso porque o produto fica mais atrativo e o consumidor terá seu desejo de compra despertado.
Maior satisfação do cliente com a marca
Com o uso de embalagens especiais, a satisfação do cliente é muito maior, o que contribui para o compartilhamento da marca.
Outro ponto interessante é que o cliente se sentirá valorizado e lembrado pela marca, o que aumenta as chances de fidelização.
Fortalecimento da marca
As embalagens especiais contribuem para o fortalecimento da marca, já que comunica seus valores com o cliente.
Elas também garantem um relacionamento mais empático e descontraído ao propor diferenciais para a data comemorativa, servindo como ótimas ferramentas de marketing para o fortalecimento da marca.
Inovação
Embalagens especiais com um designer criativo e que passe uma mensagem para o cliente é um grande chamariz para vendas.
Afinal, os clientes gostam de inovação e visual diferente, o que também contribui para sua experiência de compra.
Como vimos, as embalagens especiais em datas comemorativas é uma estratégia eficiente, não só para aumentar vendas como também fortalecer o posicionamento da marca.
Para tanto, para utilizá-las de forma assertiva, é fundamental planejamento e contar com bons fornecedores. Nossa dica é a aquisição de embalagens especiais com a Meneplast.
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Até a próxima!