
Existe atualmente uma grande variedade de embalagens plásticas disponíveis no mercado para acondicionar alimentos, entre as quais destacam-se as fabricadas em polipropileno (PP), material que apresenta um excelente custo-benefício. Entre as muitas qualidades desse polímero termoplástico, podemos ressaltar sua versatilidade, boa processabilidade, leveza, barreira à umidade, resistência térmica, resistência a rompimentos e alta transparência.
É fundamental que a embalagem plástica mantenha inalteradas as propriedades do alimento e, além disso, que seja resistente a poluentes e ofereça praticidade, ergonomia, leveza e transparência. Eficientes no cumprimento de todos esses quesitos, as embalagens plásticas se tornaram muito populares na indústria alimentícia.
Confira algumas vantagens de se utilizar embalagens plásticas para embalar alimentos:
- As embalagens plásticas têm a capacidade de garantir a preservação dos alimentos perecíveis por mais tempo, reduzindo o desperdício e a utilização de conservantes. Ao mesmo tempo, são capazes de manter íntegros o sabor e o valor nutricional dos alimentos.
- Os consumidores buscam produtos cuja embalagem identifique claramente o alimento e contenha o máximo de informações sobre ele. Além disso, preferem embalagens que sejam fáceis de abrir e que não dificultem o acesso ao produto. Por se tratar de um material leve, o plástico, que apresenta uma imensa versatilidade de formas, de impressão e resistência mecânica adequada, apresenta-se como uma alternativa muito prática e atende bem a essas exigências.
- As embalagens de plástico oferecem excelente proteção contra a contaminação dos alimentos, evitando que fiquem expostos a germes e bactérias durante sua fabricação, estocagem e distribuição. A transparência do plástico permite que as pessoas possam visualizar os produtos sem tocá-los, evitando danos e eventuais contaminações.